Tempo de leitura: aproximadamente 6 minutos.
Os movimentos sociais têm colocado ênfase nas dificuldades de pessoas pertencentes a grupos minoritários quando o assunto se trata de conquistar uma vaga de emprego. Ao mesmo tempo, mostram também a importância de promover um time cada vez mais diverso e inclusivo nas empresas.
Nesse sentido, é preciso compreender o papel social da sua empresa, que é uma agente de mudanças na comunidade na qual está inserida, promovendo oportunidades de emprego para aqueles que encontram dificuldade em se inserir no mercado. Ademais, a inclusão de pessoas diversas no time traz uma série de benefícios, como aumentar a criatividade, a inovação e a capacidade de resolver problemas de maneira mais eficiente.
Isso só se atinge, portanto, por meio de políticas ativas da empresa em incluir mulheres, pessoas negras, de baixa renda, LGBTQIAP+, PcDs, entre diversos outros grupos minoritários. No Brasil, por exemplo, segundo levantamento feito pelo Instituto Ethos em 2016, entre as 500 maiores empresas do país, 4,7% dos cargos de liderança eram compostos por pessoas negras.
Pensando na urgência da estruturação de processos seletivos mais diversos e inclusivos, nós da Humanus elencamos cinco dicas para que o Processo Seletivo da sua organização seja pautado na inclusão e no acolhimento de grupos invisibilizados no mercado de trabalho.
1. Invista em acessibilidade
Com a crescente demanda por processos seletivos online, é importante sempre lembrar que nem todas as pessoas conseguem ter acesso facilmente a plataformas de recrutamento remotas. Por isso, é interessante pensar em estratégias que incluam pessoas neuroatípicas, com deficiência ou pessoas que não possuem acesso a internet nos processos seletivos. Como uma saída, há a possibilidade de estruturar recrutamentos híbridos e oferecer suporte especializado a pessoas que não possuem fácil acesso à internet.
Ademais, existem portais especializados para a divulgação de vagas para minorias em específico, o que pode facilitar o acesso dessas pessoas à vaga, como por exemplo:
2. Mensure os índices de diversidade
A utilização dos formulários de inscrição para identificar candidatos que são parte de grupos minorizados é um recurso que vem sendo utilizado por diversas empresas. Além de obter índices sobre a eficácia de atingir tais pessoas com a divulgação do processo seletivo, o time pode pensar em maneiras de acolher tais pessoas durante todo o processo de recrutamento.
Uma maneira de deixar os indivíduos menos apreensivos e não prejudicar seu desempenho no processo seletivo é manejar formas dessas pessoas entrarem em contato com recrutadores com os quais se identifiquem. Por exemplo, uma pessoa negra, ao realizar o processo em contato com um recrutador negro, pode diminuir sua ansiedade de passar por situações desconfortáveis durante o processo seletivo e, consequentemente, ter seu desempenho menos prejudicado.
3. Construa um ambiente seguro
Com relação à dica anterior, é importante que a equipe pense em maneiras de demonstrar que a empresa está aberta a pessoas de diversos tipos de realidade durante o recrutamento. Isso deve ser reforçado durante o processo seletivo, mas também na cultura da própria empresa por meio de ações internas.
A criação de políticas internas para promover a diversidade, equidade e inclusão das empresas é uma ótima maneira de implementar tal cultura dentro da organização. A Suzano, multinacional referência em inclusão e diversidade, possui diversas iniciativas em várias frentes para promover tais valores internamente da empresa. O grupo plural, por exemplo, é formado por profissionais de diferentes equipes da Suzano que, apoiados pela liderança, atuam em cinco frentes, com o objetivo de proporcionar iguais oportunidades à gerações, LGBTQIAP+, mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência.
4. Não faça exigências excludentes
Quando falamos de inclusão, precisamos pensar também nas exigências que não são necessárias para os cargos do recrutamento. Em cargos de estágio ou cargos juniores, por exemplo, é preciso ter em mente que muitas exigências não são de fato importantes para a boa execução do trabalho e, por vezes, acabam por excluir candidatos que são impossibilitados de ter acesso a informações mais complexas.
No Brasil, por exemplo, de acordo com uma pesquisa realizada pela British Council, somente 5% dos brasileiros sabem falar inglês. No entanto, muitas empresas exigem níveis altos de inglês para cargos que, na maioria das vezes, não necessitam dessa habilidade, o que acaba por excluir 95% da população brasileira, em sua maioria precarizada e de baixa renda.
5. Construa ações afirmativas no recrutamento
Um processo seletivo de ação afirmativa é o processo que busca atrair e selecionar um grupo específico de pessoas (ex.: pessoas negras, LGBTQIA +, PcDs e afins). Um exemplo é a Nubank que, em poucos meses, contratou mais de 500 pessoas negras para seu time.
Por meio do marketing direcionado, vagas afirmativas e triagem de currículos visando incluir grupos minoritários específicos, o recrutamento passa a ser inclusivo de maneira ágil e eficiente. A empresa, nesse sentido, pode estabelecer metas específicas de número de vagas para pessoas invisibilizadas no campo de trabalho como uma forma de ação afirmativa. Essas ações são uma boa forma de estimular a diversidade de forma mais direta e específica.
A Humanus se consolidou no mercado júnior durante nossos 27 anos de história impactando outras empresas com nosso serviço humanizado. Dessa maneira, nos formulários de fit cultural, dinâmicas em grupo e entrevistas individuais, buscamos retratar o tema da diversidade da forma mais acolhedora possível.
Dessa forma, aqui vão algumas das formas pelas quais nós da Humanus poderíamos te ajudar a terceirizar um Processo Seletivo que preza pela diversidade e pela inclusão:
Prezamos por um ambiente acolhedor
A prioridade do serviço humanizado é proporcionar ao candidato uma experiência de acolhimento e aprendizado. Dessa forma, nossos consultores são capacitados para a realização dos serviços buscando sempre criar um ambiente de inclusividade e equidade perante todos os candidatos.
Trabalhamos com flexibilidade e sensibilidade
Nos Processos Seletivos da Humanus, conseguimos estabelecer prazos e horários flexíveis de acordo com a realidade de cada candidato. Isto porque acreditamos que todos os concorrentes à vaga devem ser tratados com equidade, independentemente de sua rotina ou compromissos. Nesse sentido, nossa equipe sempre busca aliar o profissionalismo com a sensibilidade, compreendendo os pormenores da situação do candidato e, dessa forma, flexibilizando nossas atividades de acordo com a realidade dele.
Contamos com dinâmicas em grupo acessíveis
As dinâmicas exclusivas da Humanus, utilizadas para a seleção de candidatos nos Processos Seletivos, possuem uma versão acessível com os materiais originalmente escritos adaptados em áudio para pessoas com deficiência. Dessa forma, possibilitamos uma participação equitativa para todos os candidatos.
Garantimos candidatos alinhados com a inclusão
Para além de um processo seletivo inclusivo, a terceirização com a Humanus garante com que os candidatos estejam abertos à diversidade na empresa e enxerguem a importância da inclusão de grupos minoritários. Sendo assim, na seleção de candidatos contamos com dinâmicas em grupo e questões nas entrevistas individuais que tratam do tema da diversidade e inclusão, visando identificar se os candidatos estão alinhados com tais valores. Portanto, os consultores da Humanus prezam por pessoas que compreendem a importância da diversidade para que o ambiente organizacional seja mais alinhado com os valores da equidade e da inclusão.
Por fim, podemos evidenciar a importância de um recrutamento inclusivo por parte das empresas, uma vez que um time diverso melhora a percepção da marca no mercado e, sobretudo, proporciona uma visão criativa e inovadora para a equipe. Dessa forma, as equipes ganham oportunidades de novas vivências. Os processos de recrutamento são facilitados e ganham um número maior de talentos, além de várias outras vantagens já mencionadas. Portanto, todos têm a ganhar com esse processo.
Entretanto, o recrutamento inclusivo deve ser bem planejado. É de suma importância que os consultores estudem, tracem estratégias e, acima de tudo, tenham muita sensibilidade para com as minorias. É um processo desafiador e que demanda cuidado, mas que apresenta resultados gratificantes.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Humanus e fique por dentro da área de Gestão de Pessoas.
Conteúdo por: Vinícius Lopes Lázaro – Coordenador de Inteligência de Mercado na Humanus