Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.
Ser membro de uma Empresa Júnior (EJ) é uma experiência única e intensa. Além de lidar com os projetos da empresa, os membros precisam equilibrar provas, trabalhos, estágios e outras responsabilidades da graduação. Com tanta coisa para administrar, muitas vezes o processo seletivo acaba sendo deixado de lado ou conduzido de maneira apressada, o que pode resultar em contratações desalinhadas e um time menos preparado com os objetivos da empresa. Ou seja, o crescimento de uma EJ depende da qualidade dos seus participantes.
Então, como garantir um recrutamento eficiente, justo e estratégico? A resposta pode estar na terceirização do processo seletivo.
Vivenciando a realidade de membros de uma Empresa Júnior, a Humanus desenvolveu em um processo seletivo adaptado às demandas das EJs de todo o país. Aqui listamos alguns dos benefícios de terceirizar esse projeto conosco:
Com uma boa equipe à frente do recrutamento, as contratações passam a ser embasadas em conhecimentos técnicos e estratégicos, garantindo um processo mais eficiente e alinhado às necessidades da EJ. Isso porque, muita das vezes em que o recrutamento é feito internamente, os membros podem enfrentar dificuldades por não terem conhecimento na área e ter os critérios de escolha são pouco estruturados, baseados mais na intuição do que em métodos objetivos, o que pode comprometer a qualidade das contratações.
Empresas Juniores especializadas em Processo Seletivo – carro chefe da Humanus – apresentam recursos e treinamentos especializados para esse serviço, facilitando a identificação dos candidatos mais qualificados para o cargo disponível, além de garantir um recrutamento mais rápido e assertivo ao utilizar passo a passo bem definidos e alinhados às necessidades do cliente.
Quando o processo seletivo é conduzido internamente, ele pode ser influenciado por afinidades pessoais e percepções subjetivas dos membros da EJ. Isso pode resultar em contratações baseadas em critérios pouco estratégicos, comprometendo a diversidade e a qualidade do time. Já com a terceirização, o cenário é oposto, garantindo uma seleção totalmente imparcial.
O processo seletivo pode ser visto também como uma oportunidade de desenvolvimento para toda a equipe. Ao acompanhar um recrutamento profissional, os membros da EJ absorvem boas práticas e aprendem novas técnicas, que podem ser aplicadas futuramente dentro da própria organização.
Na Humanus, acreditamos que um processo seletivo eficiente vai além da simples escolha de candidatos. Nossa abordagem é humanizada e personalizada, garantindo que cada candidato tenha uma experiência enriquecedora e que cada EJ receba talentos alinhados ao seu propósito.
Composto por fit cultural, dinâmicas exclusivas e entrevistas individuais, nosso processo seletivo ocorre de maneira 100% personalizada às suas demandas. Cada EJ tem suas próprias necessidades e desafios, e é por isso que nossos processos seletivos são totalmente adaptados à realidade da sua empresa. Criamos soluções sob medida para garantir que cada recrutamento atenda às demandas específicas do cliente, maximizando os resultados e fortalecendo a equipe.
Ademais, damos grande importância ao desenvolvimento de cada candidato, por isso, realizamos feedbacks individuais em formato de reuniões, tanto para aprovados quanto para reprovados. Essa etapa garante que todos os membros entrem alinhados e prontos para iniciar sua jornada na Empresa Júnior.
Entre em contato conosco e descubra como podemos contribuir para o crescimento da sua empresa!
Gostou do post? Continue acompanhando o blog da Humanus para ficar por dentro da Psicologia Organizacional e a área de Gestão de Pessoas.
Conteúdo por: Vinícius Lopes Lázaro – coordenador de Inteligência de Mercado